Abeaa | Opinião | Julho 2019 | Santana de Parnaíba |
top of page

Artigo 

​​Riscos em cronogramas: como você avalia os riscos da obra?

artigo julho 2019.png

A clara descrição de um risco permite uma avaliação mais precisa e uma resposta mais adequada para o risco.

Imagine uma situação: tudo certo dentro do seu cronograma para iniciar a fase de escavações no canteiro de obras, e o fornecedor não entrega o equipamento necessário.

Se esse risco não foi considerado e nenhuma ação prevista no cronograma, qual o efeito que ele vai causar no empreendimento? Esse cronograma pode ser considerado realista?

 

Em um cronograma realista, além dos fatores de duração das atividades e atribuição de recursos, é essencial que se faça a consideração dos riscos relacionados às atividades do projeto, descrevendo de forma correta cada possível risco.  A clara descrição de um risco permite uma avaliação mais precisa e uma resposta mais adequada para o risco.

 

Uma prática a ser considerada é a separação da descrição precisa do risco com relação à sua causa e ao seu efeito. Observe alguns exemplos na tabela:

Descrição-dos-riscos-do-projeto-1024x504

Então podemos considerar:

Descrição do risco

  1. A descrição do risco deve estar relacionada a um objetivo do projeto, seja prazo, custo ou outro objetivo.

 

Veja o exemplo da tabela:

  • Os dois primeiros riscos estão relacionados ao prazo de conclusão do projeto.

  • O terceiro está relacionado ao prazo de montagem dos equipamentos.

  • Os dois últimos estão relacionados aos custos do projeto.

   2. A descrição do risco pode se repetir quando a causa e/ou os efeitos são diferentes, conforme os dois primeiros itens da coluna Riscos a tabela.

Descrição da causa (origem)

  1. A causa (origem) do risco deve ser única para cada risco identificado. Isso possibilita a descrição clara e compreensível dos efeitos do risco no projeto.

  2. A causa (origem) pode se repetir, pois uma mesma causa pode originar vários riscos e os efeitos produzidos por eles.

 

Descrição dos efeitos

  1. Os efeitos podem ser repetidos de acordo com a descrição do risco.

Portanto, uma descrição completa do risco deve conter a causa, o risco e o efeito do risco. Tomando o primeiro exemplo de risco da tabela, poderíamos ter a seguinte descrição completa:

“Devido ao atraso na entrega do equipamento pelo fornecedor, existe o risco de atraso na conclusão do projeto, resultando na aplicação de multa pelo cliente, redução do lucro previsto do projeto e a insatisfação do cliente.”

 

Lembre-se que a probabilidade (chance do risco acontecer) e o impacto (grau do efeito do risco) não são quantificados no momento da identificação e descrição do risco. Isso é realizado na análise qualitativa do risco. Mas isso é assunto para outro dia.

noc.jpg
​​Rosaldo de Jesus Nocêra 
Engenheiro Civil
 CREA-PR: 8707-D
ícone e-mail.png
logo site email1.png
ícone e-mail.png
bottom of page