A sustentabilidade na construção civil

Resumo: A sustentabilidade está diretamente conectada ao desenvolvimento econômico e material, porém por meio da mudança de atitudes, na qual esse avanço possa acontecer sem que agrida ao meio ambiente. As empresas são as maiores geradoras de lixo, em especial, as de construção civil. Visto isso, uma das maiores financiadoras de empreendimentos construtivos, a Caixa Econômica Federal, criou o Selo Casa Azul, no qual se precisa atingir vários requisitos para obtê-lo. Uma grande iniciativa em prol da sustentabilidade.

 

Palavras chave: Sustentabilidade; Selo Casa Azul.

O termo sustentabilidade define ações do homem com o intuito de prover as necessidades cotidianas, sem que comprometam o futuro do planeta e das gerações seguintes. A sustentabilidade está diretamente conectada ao desenvolvimento econômico e material, porém sem que se possa agredir o meio ambiente, apenas fazendo uso dos recursos naturais de forma sábia, para que eles se mantenham. Seguindo esses conceitos, a humanidade pode garantir o desenvolvimento de forma sustentável.

 

      Há diversas formas de praticar atitudes sustentáveis como, por exemplo, explorar recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio; preservar uma proporção de áreas verdes, não destinando-as para a exploração econômica; promover ações de incentivo à produção e ao consumo de alimentos orgânicos; realizar a exploração dos recursos minerais de forma controlada e planejada; incentivar o uso de fontes de energia eólica, geotérmica e hidráulica, preservando os recursos minerais e diminuindo a poluição atmosférica; promover ações de incentivo ao consumo controlado de água; realizar ações de incentivo à reciclagem, tanto em residências quanto em empresas, pois geram renda e diminuem a geração de lixo e de retiradas de recursos minerais do solo.

 

      Por fim, a atitude sustentável que mais vem chamando atenção, e se tornando um grande movimento, é o desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas da construção civil as quais, sabemos, são as maiores geradoras de entulhos. Preocupada com essa realidade, um dos grandes financiadores da construção civil no Brasil, o banco Caixa Econômica Federal, criou um programa chamado “Selo Casa Azul”.      

 

O Selo Casa Azul é uma classificação socioambiental dos projetos habitacionais financiados pela Caixa. Foi a forma que o banco encontrou para promover o uso racional de recursos naturais nas construções e a melhoria da qualidade da habitação. A principal missão do selo é reconhecer projetos que adotam soluções eficientes na construção, uso, ocupação e manutenção dos edifícios.

São 53 critérios de avaliação, divididos em 6 categorias: Qualidade Urbana; Projeto e Conforto; Eficiência Energética; Conservação de Recursos Materiais; Gestão da Água e Práticas Sociais.

Para receber o Selo Casa Azul, o empreendimento deve obedecer a 19 critérios obrigatórios e, de acordo com o número de critérios opcionais atendidos, o projeto ganha o selo nível bronze, prata ou ouro. Bronze: atende aos 19 itens obrigatórios; Prata: atende aos 19 itens obrigatórios mais 6 opcionais; Ouro: atende aos 19 itens obrigatórios  mais, pelo menos, 12 opcionais.

      O que incentiva as construtoras a adotarem esse sistema, a se interessarem por atender aos requisitos e conseguir o selo da caixa? Por se tratar de uma certificação de difícil obtenção, tê-la é sinônimo de credibilidade à empresa, pois a coloca em um raro grupo que trabalha com foco na sustentabilidade. A construtora que tiver o Selo Casa Azul, além de estar contribuindo com o planeta, será bem vista perante a sociedade e seus clientes; consequentemente, aumentará sua demanda e suas vendas, por pessoas que valorizam e trabalham por um mundo mais limpo.

      A adoção de ações de sustentabilidade garante, a médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações. 

 

 

 

REFERÊNCIAS

DIAS, Reinaldo. Sustentabilidade - origem e fundamentos; educação e governança global; modelo de desenvolvimento. São Paulo, Editora Atlas: 2015.

 

http://www.caixa.gov.br/sustentabilidade/produtos-servicos/selo-casa-azul/Paginas/default.aspx

Maria Rachel Gadêlha Silva

Arquiteta e Urbanista

CAU PE: 176849-2 

Logo do Facebook
logo do Linkedin
Logo do Instagram

COPYRIGHT© 2018 Todos os Direitos reservados à ABEAA - Associação Bandeirante de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos.

Horário de

Funcionamento

De segunda-feira a sexta-feira

das 8h30 às 16h30

Sábado e domingo 

Fechada