Separe o profissional do pessoal

Um erro comumente cometido por profissionais liberais, autônomos e pequenos empreendedores é misturar suas contas pessoais com as da empresa.

Usam o dinheiro do caixa da empresa para fazer compras no supermercado, ou utilizam o cartão de crédito pessoal para comprar suprimentos, ferramentas e mercadorias para seu negócio.

Quem aqui é pequeno empreendedor e nunca fez isso, que atire a primeira pedra!

E esse é um grande problema! Misturar as contas do ambiente familiar com as do ambiente profissional te deixa sem controle sobre ambas as situações. Você passa a não saber quanto e no quê gasta e, quando vê, já não sabe mais de onde vem nem para onde vai o dinheiro.

 

Então, PARE!

 

Respire!

É POSSÍVEL MUDAR ESSA SITUAÇÃO

pessoal x profissional

O primeiro passo é entender que o dinheiro necessário para sua sobrevivência, para manter a sua casa e a sua família é um custo, uma despesa para seu negócio. Então, é ali que ele deve entrar. Fixe um valor para retirar mensalmente da conta da empresa e acostume-se a viver com ele. É com esse “salário” que você irá pagar aluguel, supermercado, transporte, escola, plano de saúde, lazer, férias, enfim, todas as despesas que uma pessoa comum tem.

O restante do dinheiro da empresa é para ser usado com a empresa. Pagar funcionários (caso tenha), comprar suprimentos, estoque, pagar água, luz, telefone, aluguel, transportes da empresa, marketing e toda e qualquer outra despesa que a firma tenha.

Se em algum mês sobrar dinheiro porque você vendeu mais do que de costume, ótimo! Guarde aquele dinheiro para o mês em que as vendas não sejam suficientes. Lembre-se sempre da história de poupar nos tempos de vacas gordas para sobreviver aos tempos de vacas magras.

 

Evite também usar cartões e contas pessoais para gastos da empresa, mesmo que seja uma situação necessária e emergencial. Depois de fazer isso uma vez, você acaba acreditando que não tem problema nenhum e que isso pode ser feito sempre. É aí que começam os rolos e a desorganização.

 

Fazendo essa separação, você fica com a gestão financeira mais clara, podendo agir melhor para cortar custos e remanejar despesas tanto na seara profissional quanto na pessoal. Isso vai te trazer algo muito importante para a  vida de qualquer pessoa: paz e tranquilidade.

Marcelo Mussarelli Corghi

Engenheiro Civil

CREA: 5063105226 

simbolo facebook.png

COPYRIGHT© 2018 Todos os Direitos reservados à ABEAA - Associação Bandeirante de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos.

Horário de

Funcionamento

De segunda-feira a sexta-feira

das 8h30 às 16h30

Sábado e domingo 

Fechada